O que é moda para você?

Por Mariana Bombi

Oii pessoal do Atitude Fashion! Estou trazendo à vocês os posts do meu antigo blog!

A minha proposta para este é ouvir opiniões e trazer alguns números da  indústria da moda a público.

Em português moda significa modo, maneira e comportamento.
Em francês mode, uso, hábito ou estilo.
Em inglês, a etimologia da palavra fashion remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial.

Mas afinal, o que é moda para você?

“Moda é muito mais que uma forma de se vestir. Moda é consciência política, é atitude, é exercer e praticar o seu direito de cidadania. Moda é criação. Moda é a procura do novo é a procura do surpreender sempre. Seja em atitudes seja em qualquer forma de arte. Moda é aquilo que como a arte, de alguma forma, te emociona te provoca, te faz mudar”.
Paulo Fernando, Publicitário, criador do blog Comunidade Moda.

A moda é algo muito relativo, porque se fossemos pensar na palavra moda mesmo, ela significa proteção e adorno (quando a pessoa quer se enfeitar), e vendo por um outro lado é dependência, estilo é aquilo que você quer vestir, o que você sente vontade de usar.
Gabriella Vergaças, formada pela Santa Marcelina, Estilista da Cori.

I guess fashion is wearing what matches with your body, color and age and be so confident while wearing it. And it has to be relevant to what is trendy more or less.
Enass Bedaiwi, estudante, 25 – Arabia Saudita

Eu acho que a moda é assim algo que acompanha a gente o tempo todo, e vai mudando com o tempo sem ter que ficar fazendo esforços! Tem pessoas que são mais ”exóticas” e gostam de estilos diferentes, de se vestir de modo diferenciado da sociedade e para alguns isso é consideram um tipo de moda, mas a moda pode ser algo que você faz, ou que você copia, pra poder se parecer com alguém que você gosta o que acha bonito.
Gabriella Vareschi estudante de jornalismo, 20 anos.

Pra mim moda é encontrar o estilo, de se vestir, se maquiar e se comportar (sim, eu acho que moda também é comportamento!) que mais esteja em harmonia com a sua personalidade.”
Gisele Landim, compradora de serviços de marketing da Natura.

Moda é história, é personalidade, sentimento, e cada um tem a sua sei lá…
Ana Carolina Bolzan, estudante – 17 anos.

Há uma confusão em torno dos conceitos de Moda e Estilo. Moda tem caráter efêmero, tem fases, vai e volta. O que muitas pessoas se referem e apostam vai além da Moda, vai de encontro a um outro conceito, o de Estilo. Ou seja, sua marca registrada, como você incorpora as tendências ao seu look.
A moda sempre se transforma. Está em constante movimento afim de traduzir o que acontece na sociedade para as criações. O começo desse século, não é diferente e aponta para tendências como a tecnologia, customização, misturas de peças caras e baratas no mesmo look, e mais do que isso a preocupação em se tornar cada vez mais sustentável. Causar o menor impacto ambiental, nas reservas de água potável e reciclar.

Segundo o especial sobre Moda da Revista Manequim ( primeira revista de moda no Brasil) “Um guarda-roupa inteligente tem que ter peças com uso maximizado. Isso faz parte da consciência global do consumo de moda.”

Para se ter uma idéia desse universo fashion, só no Brasil são 200 milhões de consumidores.
O setor movimenta R$ 50 bilhões/ano.
Emprega 1,7 milhões de pessoas.
Em 2008 o Brasil produziu mais de 6 bilhões de peças, 2,5 bi só em São Paulo. Com Saldo de Exportações e Importações girando em torno de 235 693 -458 US$ milhões.
Base julho/2008 – Fonte IEMI, Cacex, Secex, Abramaco, Abit

Apesar das crises financeiras, mudanças de comportamento, política… A moda é uma forma de arte e estará sempre presente, direta ou indiretamente fazendo parte de nossas vidas.

Vale a pena clicar aqui :

O Especial 50 anos da Moda no Brasil, elaborado pela revista Manequim, está imperdível, informações acessíveis para quem quiser ter uma noção mais ampla do assunto

😉

Deixe um comentário

Arquivado em COMPORTAMENTO, CULTURA, MODA

Deixe um comentário